Estima-se que 80% da população queixa-se de algum tipo de acne durante a vida, sendo mais comuns em adolescentes; entretanto, podem acompanhar o indivíduo ate a idade adulta, por volta dos 30 anos. O comprometimento severo é mais comum no sexo masculino.
É uma patologia que atinge a unidade pilossebácea da pele, ou seja, o folículo piloso (pelo) anexado a ou mais glândulas sebáceas, onde ocorre uma inflamação e gera um cômedo ou comedão ou "cravo". Essa estrutura ocorre pela obstrução do orifício de saída da unidade pilossebácea, com o acúmulo de secreções, restos celulares e algumas vezes o ácaro: o dermodex foliculorum.
Diversos fatores podem estar associados ao quadro de acne e ao surgimento dele. Pode existir um componente genético na formação do folículo, facilitando sua obstrução; os hormônios que quando aumentados causam uma série de modificações na pele, o uso de alguns cosméticos, dentre outros.
TRATAMENTOS:
Hoje em dia existe um leque de cosméticos, recursos e medicamentos de ótima qualidade e com excelentes resultados, mas devem ser prescritos e indicados por profissionais qualificados. O uso indiscriminado desses produtos podem trazer sérios prejuízos, e ao invés de melhorar o quadro... Pioram.
O que não pode faltar nos tratamentos são:
- Sabonete facial: Para uma higienização profunda da pele (específicos para peles com acne)
- Loção tônica: Equilibra o pH da pele, diminui a oleosidade e consequentemente a proliferação de bactérias.
- Bloqueador Solar: Não oleoso e com no mínimo FPS 30.
O restante do tratamento será elaborado depois de uma avaliação minuciosa da pele e lesões acneicas, hábitos alimentares, rotina diária, etc. O tratamento é individual e específico de cada paciente.
RECURSOS
Os Principais recursos que utilizamos são:
- Peelings químicos: de caráter superficial. São ácidos que quando aplicados sob a pele tem objetivo de remover a camada mais externa da pele, estimular a renovação celular e promover a esfoliação da pele; controlando a oleosidade, a inflamação e diminuindo o surgimento de comedões.
- LED: É a evolução da fototerapia. As luzes causam alterações a nível celular, as mais indicadas para acne são o LED azul combinado com o LED vermelho (picos a 415 e 660nm) que juntos tem ação bacteriana e antiinflamatória, com ausência de efeitos adversos e resultados a curto prazo. O ideal é associar o LED com tratamentos cosméticos em consultório e domiciliar. As aplicações são semanais.
- Laser: Tem ação antiinflamatória e reguladora da oleosidade. Além de acelerar a multiplicação celular, os feixes de luz agem favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne, melhorando também as cicatrizes pela intensa produção de colágeno.
Todos estes tratamentos encontam-se disponíveis na Clínica Beauté
Telefone: 4141.0487
www.clinicabeaute.com.br | beautefisio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário